Ritmo Irregular de Sono-Vigília

Visão Geral e Sintomas
O ritmo irregular do sono-vigília é um dos vários distúrbios do ritmo circadiano. Pessoas com esses distúrbios têm períodos de sono que parecem estar fora de alinhamento. Seus padrões de sono não seguem os tempos de sono “normais” à noite. O sono de pacientes com ritmo irregular de sono-vigília é tão desorganizado que não há um padrão claro de sono ou vigília.

Pessoas com ritmo irregular de sono-vigília podem dormir e dormir em uma série de cochilos durante um período de 24 horas. O padrão de sono é dividido em pedaços. Isso é semelhante aos bebês que podem dormir por algumas horas e depois ficarem acordados por algumas horas. Se você somar todos os tempos de sono, o tempo total de sono pode ser normal para essa idade.

Durante o dia, pode parecer que eles estão com sono porque eles dormem muito. Durante a noite, pode parecer que eles têm insônia porque estão acordados por longos períodos durante a noite. Seu sono é dividido em pedaços durante todo o dia e toda a noite. Não há um horário de sono principal que ocorra a qualquer hora do dia.

Sintomas
Alguém com ritmo irregular de sono-vigília pode:
– Durmir em uma série de cochilos durante o dia e à noite
– Não ter um padrão regular de quando dormem e estão acordados
– Ter dificuldade em dormir bem ou apresentar-se com muito sono quando estão acordados
– Ter um tempo total de sono que não seja normal para a idade deles

Fatores de risco
O ritmo irregular de sono-vigília é raro. Nós nem sabemos quantas pessoas têm isso. Acredita-se que algumas pessoas podem tê-lo porque eles têm um relógio biológico fraco. Isso pode acontecer em condições neurológicas como as seguintes:
o Demência
o Dano cerebral
o Retardo mental
o Isso também pode acontecer em pessoas que não têm um problema neurológico. Existem condições que podem facilitar a ocorrência desse problema.
A luz diária e outras atividades são importantes para redefinir nossos relógios do sono. Maus hábitos de sono podem permitir que esse transtorno ocorra em pessoas que têm relógios mais fracos. Isto é especialmente verdadeiro para pessoas que não recebem exposição adequada à luz diária.

Diagnóstico
Você deve procurar o conselho de um médico. Este distúrbio causa problemas no trabalho e na família. Não há horário ou padrão para quando você está dormindo ou acordado. Seu tempo de sono está fora de sintonia com os outros.

Isso dificulta a manutenção de relacionamentos e responsabilidades. Esse distúrbio pode fazer com que você fique em casa e isolado. Estar em casa pode piorar esse problema. Algumas pessoas tentam comportamentos ou medicamentos para corrigir o problema. Isso só pode piorar o problema. Eles podem ter problemas se tentarem resolver o problema por conta própria, tomando pílulas ou álcool.

O médico deve perguntar sobre seus sintomas médicos, neurológicos e do sono. O médico também deve perguntar sobre seus medicamentos, álcool e sua história familiar. Certifique-se de informá-lo sobre qualquer uso passado ou presente de drogas, álcool e medicamentos. Diga também ao médico se você já teve outros distúrbios neurológicos ou do sono.

O médico deve fazer um exame médico e neurológico completo. Você será solicitado a preencher um diário do sono para registrar o seu sono natural e os tempos de despertar durante várias semanas. Você pode ser solicitado a classificar seu sono com a Escala de Sonolência de Epworth.

O diagnóstico do ritmo irregular sono-vigília é feito clinicamente e com o uso do diário do sono. Você pode ser solicitado a usar um actígrafo. Este é um dispositivo que registra episódios inativos e ativos durante um período de uma a duas semanas. Um actígrafo parece um relógio de pulso engraçado e você o usa dia e noite.

Outros métodos de teste para medir a temperatura corporal ou os níveis de melatonina podem ser usados. Na maioria das vezes, esses métodos são usados para pesquisa.

Seu médico pode suspeitar que uma condição neurológica ou outro problema médico esteja envolvido. Neste caso, você pode ser solicitado a realizar exames de sangue. Você também pode precisar de uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética.

Um estudo do sono durante a noite geralmente não é necessário para detectar esse distúrbio. Você pode precisar fazer um estudo do sono se estiver em risco de ter outros distúrbios do sono. O estudo do sono é chamado de polissonografia. Ele mapeia suas ondas cerebrais, batimento cardíaco, atividade muscular e respiração enquanto você dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Isso mostra se há outros distúrbios do sono que estão causando ou aumentando seus problemas de sono. Exemplos incluem apneia do sono e transtorno do movimento periódico dos membros. Um estudo do sono não é usado para fazer o diagnóstico de ritmo irregular de sono-vigília.

Tratamento
O tratamento para o ritmo irregular do sono-vigília visa tentar aumentar a estimulação para reiniciar o relógio do sono no cérebro. O objetivo é ter um longo tempo de sono à noite e um longo tempo acordado durante o dia.

Tratamento de luz é uma maneira de ajudar um relógio biológico enfraquecido. Outros comportamentos agendados também podem ajudar.

A educação e o aconselhamento comportamental podem ser úteis. Seguir as regras da boa higiene do sono é uma maneira importante de manter um tempo de sono principal. A melatonina também pode ser usada em crianças e adolescentes, mas não deve ser usada em pessoas idosas com demência.

Um médico pode monitorar seu progresso fazendo com que você complete um diário do sono durante o tratamento. Como estudos de pesquisa continuam, mais informações estarão disponíveis sobre as causas e outros tratamentos futuros deste distúrbio do sono incomum.