Fase Avançada de Sono-Vigília

Visão Geral e Fatos
Distúrbio de fase de sono-vigília avançado (DFSVA) é um dos vários distúrbios do sono do ritmo circadiano. Esses distúrbios ocorrem em pessoas que dormem em horários que parecem estar fora do normal com o tempo de sono “normal”. Pessoas com DFSVA têm um relógio circadiano “early bird” (pássaro da manhã, em tradução livre, que na verdade significa madrugador). Eles dormem várias horas antes de uma hora normal de dormir. Como resultado, eles também acordam horas antes do que a maioria das pessoas acorda de manhã.

Pessoas com DFSVA se sentem sonolentas no final da tarde. A hora de dormir costuma ocorrer entre as 18:00 horas. e 9 da tarde Desde que a hora de dormir é cedo, eles também acordam cedo. Eles tendem a acordar entre as 2:00 e as 5:00. Enquanto o tempo de sono é cedo, o próprio sono é normal.

Todos os ritmos circadianos relacionados ao sono também ocorrem nos primeiros tempos. Isso inclui uma liberação anterior de melatonina e outros hormônios. A curva de temperatura corporal também é movida mais cedo. Isso tem sido usado como um marcador para detectar esse distúrbio.

Algumas pessoas com DFSVA podem seguir esse cronograma antecipado. Mas os problemas geralmente ocorrem quando os planos sociais acontecem no final da tarde ou à noite. Isso os faz lutar para ficar acordado. Eles podem parecer muito sonolentos para os outros durante essas horas da noite. Faltar algumas horas de sono à noite pode causar privação crônica do sono. Isso resulta em sonolência verdadeira. Mesmo quando privados de sono, as pessoas com DFSVA ainda tendem a acordar cedo.

Pessoas com DFSVA podem confundir seu problema com outra coisa. Eles podem pensar que acordar cedo demais é um sinal de insônia ou depressão. Eles podem se preocupar em acordar tão cedo. É difícil para eles estarem acordados no momento em que os outros estão dormindo. Eles podem desenvolver uma forma secundária de insônia como resultado de suas preocupações.

As pessoas com DFSVA podem ajustar seus estilos de vida ou trabalhos em torno de seu relógio natural madrugador. Por exemplo, um relógio “early bird” seria ideal para trabalhar no turno adiantado. Isso inclui trabalhos como um padeiro ou cirurgião. Outras pessoas com DFSVA fazem coisas para piorar sua condição. Eles tentam realinhar seu relógio inicial para coincidir com os horários dos outros. Por exemplo, eles podem beber muito café ou tomar estimulantes para ficarem acordados à noite. Eles também podem tentar dormir durante as primeiras horas da manhã. Para fazer isso, eles podem beber álcool ou tomar pílulas para dormir. Essas escolhas só vão piorar o seu sono.

Sintomas
Alguém com DFSVA pode:
– Adormecer durante o final da tarde ou no início da noite E acordar cedo demais, enquanto todo mundo ainda está dormindo
– Sinta-se muito sonolento no final da tarde e muito alerta entre 2h e 5h.
– Tem um relógio natural de “madrugador” todas as noites?

Também é importante saber se há algo mais que está causando seus problemas de sono. Eles podem ser resultado de um dos seguintes procedimentos:
o Outro distúrbio do sono
o Uma condição médica
o Uso de medicação
o Um distúrbio de saúde mental
o Abuso de substâncias

Fatores de risco
Transtorno de fase de sono-vigília avançado não é muito comum. Estima-se que ocorra em apenas 1% dos adultos de meia-idade. É mais comum em idosos e idosos. Homens e mulheres são afetados em uma taxa igual. Uma ligação genética foi demonstrada em algumas famílias. Isso deve ser considerado em pacientes mais jovens. O DFSVA pode ser causado, aumentado ou mantido por fatores ambientais. Também pode resultar de pressões sociais ou trabalhistas externas.

Diagnóstico
DFSVA é um distúrbio do sono que pode ou não causar problemas. Você pode adaptar seu estilo de vida ao cronograma inicial. Se assim for, então você não deve precisar de tratamento. Mas esse tempo de sono precoce é muitas vezes desalinhado com os horários dos outros. Você pode não ser capaz de adaptar seu trabalho ou sua vida social ao seu relógio madrugador. Isso pode levar você a tentar coisas que irão piorar seu problema de sono. Este horário “cedo para dormir, cedo para subir” pode causar sonolência severa. Também pode levar a problemas com a família, amigos ou trabalho. Se este for o caso, então você deve procurar o conselho de um médico.
O médico perguntará sobre seu histórico médico. Seu histórico familiar também pode fornecer detalhes importantes. O médico deve fazer um exame completo. Você será solicitado a completar um diário do sono durante várias semanas. Isso mostrará os horários em que você costuma dormir e acordar. Você pode ser solicitado a classificar seu sono com a Escala de Sonolência de Epworth. Isso ajudará a mostrar como o seu sono está afetando sua vida diária. Certifique-se de informar o médico sobre qualquer uso passado ou presente de drogas, álcool e medicamentos. Diga também ao médico se você já teve algum outro distúrbio do sono.
A detecção do DFSVA pode ser feita através de uma visita ao consultório com detalhes do seu diário de sono. Um estudo do sono durante a noite não deve ser necessário.
Um estudo do sono pode ser usado se você estiver em risco de outros distúrbios do sono. O estudo do sono é chamado de polissonografia. Ele mapeia suas ondas cerebrais, batimento cardíaco e respiração enquanto você dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Isso mostra se há outros distúrbios do sono que estão causando ou aumentando seus problemas de sono. Exemplos desses distúrbios incluem apneia do sono e distúrbio periódico dos movimentos dos membros. Desde que você vai dormir e acorda cedo, o estudo do sono deve ser realizado durante os primeiros tempos de sono. Se você não tiver outro distúrbio do sono, o estudo do sono deve mostrar que seu sono está normal.
Você pode ser solicitado a usar um actígrafo em casa. Este é um dispositivo que você usa no seu pulso. Ele registra sua atividade do sono durante um período de uma a duas semanas. Outros métodos de teste podem ser usados. Isso pode incluir monitoramento contínuo da temperatura do corpo. Seus níveis de melatonina também podem ser medidos testando sua saliva. Mas esses testes são usados principalmente para pesquisa.

Tratamento
O DFSVA pode ou não precisar ser tratado. Pessoas com DFSVA muitas vezes adaptam seus estilos de vida a um cronograma antecipado. Se eles são capazes de fazer isso, então eles não devem ter problemas de sono. Mas problemas ocorrerão se eles tentarem seguir um cronograma posterior. Os médicos primeiro tentam ajudar os pacientes a se adaptarem aos seus relógios madrugadores. Isso é feito através da educação e aconselhamento comportamental. Por exemplo, pessoas com DFSVA não devem fazer planos para fazer coisas tarde da noite. Eles também não devem trabalhar no final da tarde ou no turno da noite. Eles não devem usar cafeína ou estimulantes à noite. Isso só piorará seu sono. Acordar cedo deve ser visto como algo positivo. Muito pode ser feito durante o tempo em que os outros estão dormindo. Eles não devem usar álcool ou drogas para permanecer dormindo durante as primeiras horas da manhã. Outra opção de tratamento é a terapia de luz brilhante durante as primeiras horas da noite. A terapia da luz pode ajudá-lo a “redefinir” um relógio desligado. Padrões regulares de sono ajudam a manter o relógio no novo horário.