Fase Atrasada do Sono-Vigília

Visão Geral e Fatos

Distúrbio de fase de sono-vigília atrasado (DFSVA) é um distúrbio do ritmo circadiano. Consiste em um padrão de sono típico que é “atrasado” por duas ou mais horas.

Esse atraso ocorre quando o relógio interno do sono (ritmo circadiano) é deslocado mais tarde à noite e mais tarde pela manhã. Quando o sono ocorre, o sono geralmente é normal. Mas o atraso leva a um padrão de sono mais tardio do que o desejado ou o que é considerado socialmente aceitável. Esse padrão pode ser um problema quando interfere no trabalho ou nas demandas sociais. É provável que uma pessoa com DFSVA prefira a hora de dormir e acordar tarde. Quando deixado para o seu próprio horário, uma pessoa com DFSVA provavelmente terá uma quantidade normal e qualidade de sono. Simplesmente ocorre em um tempo atrasado.
Um sinal desse distúrbio é a dificuldade em adormecer até tarde da noite. Outro sinal é ter dificuldade em sair da cama de manhã para o trabalho ou para a escola. Esses sinais podem fazer o DFSVA parecer insônia. O funcionamento diurno pode ser gravemente prejudicado pelo DFSVA. Pode levar a sonolência excessiva e fadiga. Quando conseguem dormir em seus próprios horários, as pessoas com DFSVA geralmente ficam acordadas até se cansarem e depois dormirem até acordarem no final da manhã. Neste caso, eles tendem a não ter nenhuma queixa de dificuldade em dormir ou sentir-se mal durante o dia. Sintomas

Alguém com DFSVA pode:
– Ter um atraso no padrão de sono em relação ao tempo de sono e despertar desejado
– Ter dificuldade em adormecer na hora desejada da noite
– Ser incapaz de despertar no momento desejado ou socialmente aceitável
– Ter uma duração normal e qualidade de sono quando deixados para o seu próprio horário de sono, mas este sono ocorre em um período de tempo estável, mas atrasado em relação ao que é desejado ou socialmente aceitável.
– Ter este tipo de tempo de sono estável, mas atrasado, por pelo menos sete dias.

Também é importante saber se há algo mais que está causando seus problemas de sono. Eles podem ser resultados de uma das seguintes condições:
o Outro distúrbio do sono
o Uma condição médica
o Uso de medicação
o Algum distúrbio de saúde mental
o Abuso de substâncias

Fatores de risco
A taxa exata de DFSVA é desconhecida na população geral. É muito mais comum em adolescentes e adultos jovens. De 7% a 16% deles podem tê-lo. DFSVA é provável que seja encontrado em 10% das pessoas com uma queixa de insônia crônica. As pessoas que tendem a ser “tipos noturnos” ou “corujas noturnas” provavelmente desenvolvem DFSVA. É provável que haja algum componente genético. Alguns fatores ambientais também podem estar envolvidos. A falta de exposição ao sol da manhã pode piorar. A exposição excessiva à luz solar intensa à noite também pode aumentar os sintomas da DFSVA. Uma história familiar de DFSVA é comum em cerca de 40% das pessoas com o transtorno.

Diagnóstico
É fácil confundir DFSVA com variações normais de sono e outros tipos de insônia. Consultar um médico é sua melhor aposta para ajudar a esclarecer os problemas atuais do sono. Ele também poderá ajudá-lo a desenvolver um plano para corrigir esses problemas. O médico pode avaliar os fatores que causam e agravar esse problema. Estes incluem fatores sociais e comportamentais. Ele fará um exame físico completo. Ele ou ela também irá discutir com você a história desses problemas do sono.
Seria útil manter um diário do sono. Um diário do sono é uma maneira sistemática de rastrear seu padrão de sono. Você registra a hora de dormir, o tempo necessário para dormir e a hora em que acorda de manhã. Os diários do sono geralmente mostram um padrão regular de dificuldade para dormir. Eles geralmente mostram pouco ou nenhum despertar depois de dormir. Eles também tendem a mostrar uma duração do sono que é reduzida durante a semana de trabalho e longa no final de semana. Um estudo do sono durante a noite não é normalmente necessário para alguém que sofre de DFSVA. Seu médico pode pedir que você faça um estudo do sono durante a noite se o seu problema estiver prejudicando gravemente seu sono. Este estudo é chamado de polissonografia. Ele mapeia suas ondas cerebrais, frequência cardíaca e respiração enquanto você dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Este estudo ajudará a determinar se há algum distúrbio de sono objetivo relacionado ao seu problema de sono.

Tratamento
O uso cronometrado de melatonina tem se mostrado uma opção de tratamento eficaz em adolescentes, e pode ser um pouco eficaz em adultos. A melatonina é um hormônio amplamente disponível em forma de suplemento. O hormônio é produzido naturalmente pelo seu corpo e desempenha um papel importante no sono. Ele ajuda a regular o seu ciclo de sono-vigília sinalizando para o seu corpo quando a hora do sono se aproxima. A dosagem e o horário da melatonina devem ser discutidos com um médico para garantir a estratégia de tratamento mais eficaz.
A terapia por luz brilhante é outra técnica comprovada para alterar os ritmos circadianos internos. Mas seu uso específico para o DFSVA não foi bem validado. Em teoria, a exposição à luz brilhante deve ocorrer logo após acordar na hora desejada pela manhã. Então a luz exterior brilhante nas horas da noite deve ser evitada.
A terapia de luz combinada com terapia comportamental para crianças e adolescentes pode ser uma opção de tratamento. A terapia comportamental cognitiva (TCC) ajuda a mudar ações ou pensamentos que prejudicam sua capacidade de dormir bem. Ajuda-o a desenvolver hábitos que promovam um padrão saudável de sono.