Sonambulismo

Visão Geral e Fatos
O sonambulismo também é uma parassonia. Uma parassonia envolve eventos indesejados que acompanham o sono.

O sonambulismo ocorre quando você se levanta da cama e caminha, mesmo que ainda esteja dormindo. Também pode envolver uma série de outras ações complexas.

Antes de caminhar, você pode se sentar na cama e olhar em volta de uma maneira confusa. Outras vezes, os indivíduos podem sair da cama e caminhar ou fugir. Eles podem estar frenéticos para escapar de uma ameaça que eles sonharam ou imaginaram.

Você pode falar ou gritar enquanto anda. Seus olhos geralmente estão abertos e têm um olhar confuso e “vítreo” para eles. Você pode começar a fazer ações diárias de rotina que normalmente não são feitas à noite.

Mais frequentemente, envolve ações que são cruas, estranhas ou no lugar errado. Isso pode incluir urinar em uma lata de lixo, mover móveis ou sair de uma janela. Também pode resultar em comportamento hostil e violento.

Em casos raros, um paciente entra no carro e vai embora. Ele ou ela pode até mesmo ir por uma distância muito longa. A exposição indecente e outros comportamentos sexuais também podem ocorrer. Os adultos podem sonhar ou alucinar enquanto caminham sonâmbulos. Algumas pessoas vão comer.

Pode ser muito difícil acordar um sonâmbulo. Quando você acorda, pode ficar muito confuso. Isso ocorre porque você normalmente não tem memória do evento. Adultos às vezes lembram pedaços do que aconteceu. Com menos frequência, eles terão uma memória muito clara de tudo o que aconteceu. Às vezes, você pode até atacar a pessoa que te acordar. Homens, especialmente, são frequentemente violentos durante esses episódios.

A caminhada também pode acabar de repente sozinha. Isso pode deixar o indivíduo em um lugar muito estranho. Ele ou ela nunca terá acordado durante o evento.

O sonambulismo ocorre com mais frequência no primeiro terço do sono de uma noite ou durante outros longos períodos de sono. Isso ocorre durante o ciclo de sono de ondas lentas. De vez em quando, pode ocorrer durante uma soneca durante o dia.

Episódios podem ocorrer raramente ou com muita frequência. Eles podem até acontecer várias vezes por noite durante algumas noites seguidas. O principal risco é ferir a si mesmo, o parceiro de cama ou outros na mesma casa. Também pode atrapalhar o sono do parceiro da cama.

O sonambulismo geralmente pode ser visto como uma parte bastante normal dos padrões de sono precoce de uma criança. A criança com sonambulismo tranquilo pode andar em silêncio em direção a uma luz ou ao quarto dos pais.

Às vezes, as crianças vão até uma janela ou porta, ou até mesmo saem. Isso pode colocá-los em grande risco. As crianças mais velhas podem ser mais vocais e ativas enquanto sonâmbulas. Crianças que sonambulam frequentemente conversam durante o sono e têm terrores durante o sono.

Sintomas

O sonambulismo pode envolver comportamentos estranhos, inapropriados e até violentos. Alguém que é sonâmbulo pode:
– Saia da cama e ande por aí
– Sente-se na cama e abra os olhos
– Tenha uma expressão vítrea e de olhos vítreos
– Faça ações diárias de rotina
– Seja difícil acordar
– Estar confuso
– Volte a dormir rapidamente
– Não lembra o que aconteceu
– Ter terrores do sono
– Em casos raros, alguém que é sonâmbulo pode:
– Saia da casa
– Dirigir um carro
– Envolva-se em comportamento incomum, como urinar em um armário
– Envolver-se em atividade sexual sem consciência
– Ferido
– Torne-se violento

Fatores de risco

O sonambulismo é mais comum em crianças e afeta tanto meninos quanto meninas. Pode começar assim que a criança for capaz de andar. A taxa em crianças é de 17%. Picos no momento em que são oito a 12 anos de idade. A maioria das crianças também tinha despertares confusionais em uma idade mais jovem.

Raramente, o sonambulismo pode começar a qualquer momento na vida adulta, mesmo quando alguém está na faixa dos setenta anos. Em adultos, os homens são mais propensos a exibir comportamentos agressivos quando sonham em dormir.

Há um forte vínculo genético e familiar para tê-lo. Sua chance de tê-lo pode dobrar ou quase triplicar se um dos pais tiver episódios de sonambulismo quando criança ou adulto.

Episódios de sonambulismo e terrores do sono compartilham muitas das mesmas causas. Estes incluem o seguinte:
• Privação de sono
• Hipertireoidismo (superprodução de hormônios tireoidianos)
• Enxaqueca
• Ferimento na cabeça
• Encefalite (inchaço cerebral)
• Acidente vascular encefálico
• O período pré-menstrual
• Estômago inchado
• Estresse físico ou emocional
• Apneia obstrutiva do sono (AOS)
• Outros distúrbios ou eventos relacionados ao sono
• Viagem
• Dormindo em um ambiente desconhecido
• Alguns medicamentos
• Uso e abuso de álcool
• Ruído ou luz
• Febres em crianças

Diagnóstico

O sonambulismo em crianças é bastante normal. Geralmente, não precisa de tratamento médico. Os pais devem simplesmente ficar de olho no filho. Um adulto que continua ou começa a dormir é um risco maior de lesão. Neste caso, seria uma boa idéia procurar o conselho de um médico certificado em medicina do sono.

Um médico sempre pedirá que você complete um diário de sono por pelo menos duas semanas. Isso dará ao médico pistas sobre o que pode estar causando seus problemas. Você também pode classificar seu sono com a Escala de Sonolência de Epworth. Isso ajudará a mostrar como o seu sono está afetando sua vida diária. O médico precisará saber seu histórico médico completo. Certifique-se de informá-lo sobre qualquer uso passado ou presente de medicamentos e medicamentos. Diga também ao médico se você já teve algum outro distúrbio do sono.

O médico tentará determinar se há algo mais que esteja causando o seu sonambulismo ou piorando os sintomas, tais como:
• Outro distúrbio do sono
• Uma condição médica
• Uso de medicação
• Um distúrbio de saúde mental
• Abuso de substâncias

O médico pode querer examinar seu sono usando um estudo do sono em laboratório. Também conhecido como polissonografia, um estudo do sono mostra suas ondas cerebrais, batimento cardíaco e respiração enquanto você dorme. Ele também analisa como seus braços e pernas se movem e registra seu comportamento durante o sono no vídeo. Isso ajudará a mostrar se você sair da cama e fizer algo incomum durante o seu estudo do sono.

Tratamento

Para as crianças, o sonambulismo tende a desaparecer quando entra na adolescência.

O sonambulismo pode ocorrer quando o sono é fragmentado por outros problemas do sono. A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um problema médico comum que pode levar a despertares frequentes do sono. Isso pode aumentar o risco de parassonias, como sonambulismo. Os sintomas da SAOS incluem ronco, acordar com falta de ar e sonolência diurna. O tratamento da AOS pode melhorar o sonambulismo.