Síndrome da Cabeça Explodindo

Visão Geral e Fatos

A síndrome da cabeça explosiva é uma parassonia. Uma parassonia envolve eventos indesejados que acompanham o sono.

A cabeça explodindo consiste em um ruído alto que você de repente imagina antes de adormecer. Pode parecer que uma explosão violenta ocorreu em sua cabeça. Também pode ocorrer quando você acorda durante a noite.

Também foi descrito das seguintes maneiras:
– Um estrondo barulhento e indolor
– Um choque de pratos
– Uma bomba explodindo
Às vezes pode parecer um som menos alarmante.

Episódios podem causar um alto nível de sofrimento e medo. Muitas pessoas pensam que estão tendo um derrame.

O número de ataques varia. Eles podem acontecer muito raramente. Eles também podem ocorrer muitas vezes em uma noite. Ter muitos episódios pode perturbar muito o seu sono. Algumas pessoas relatam ter um grupo de ataques durante várias noites. Então, algumas semanas ou meses passarão antes que ocorra novamente.

Um flash de luz pode vir junto com o som. A contração muscular também pode ocorrer. O evento é normalmente indolor. Uma súbita pontada de dor na cabeça foi às vezes relatada.

A causa da explosão da cabeça não é conhecida. Pode ocorrer com mais frequência quando você está muito cansado ou sob estresse. Em muitas pessoas, os episódios ocorrem com menos frequência ao longo de um período de anos.

A síndrome da cabeça explosiva pode ser confundida com outras síndromes de cefaléia. Mas a cabeça explodindo é normalmente indolor. Síndromes de cefaleia podem causar grande dor.

Sintomas

Você pode ter Síndrome da Cabeça Explosiva se você:
– Imagine um barulho repentino ou explosão em sua cabeça pouco antes de adormecer ou apenas depois de acordar durante a noite
– Se estes sons são normalmente livres de qualquer sensação de dor
– Se esses eventos te acordarem de repente com um sentimento de medo

Também é importante saber se há algo mais que esteja causando o som imaginado. Em vez de estar explodindo a síndrome da cabeça, pode ser um resultado de um dos seguintes:
o Outro distúrbio do sono
o Uma condição médica
o Uso de medicação
o Um distúrbio de saúde mental
o Abuso de substâncias

Fatores de risco

Não se sabe quantas pessoas têm síndrome da cabeça explodindo. Pode ser mais comum em mulheres que em homens. Pode começar em todas as idades. Foi até relatado com menos de 10 anos de idade. A idade média quando aparece pela primeira vez é de 58 anos.

Diagnóstico

Você deve consultar um médico se a cabeça explodindo lhe causar uma grande ansiedade ou interromper seu sono com frequência.

O médico precisará saber quando os sons imaginários começaram. Ele ou ela vai querer saber quantas vezes eles ocorrem e quanto tempo eles duram. O médico precisará saber seu histórico médico completo. Certifique-se de informá-lo sobre qualquer uso passado ou presente de medicamentos e medicamentos.

Informe também o seu médico se alguma vez teve outro distúrbio do sono. Descubra se você tem algum membro da família com problemas de sono. Também será útil se você preencher um diário de sono por pelo menos duas semanas. O diário do sono ajudará o médico a ver seus padrões de sono. Esses dados fornecem ao médico pistas sobre o que está causando o problema e como corrigi-lo.

Normalmente, os testes não são necessários para alguém com síndrome da cabeça explodindo. Seu médico pode pedir que você faça um estudo do sono durante a noite se o seu problema estiver prejudicando gravemente seu sono. Este estudo é chamado de polissonografia. Ele mapeia suas ondas cerebrais, batimento cardíaco e respiração enquanto você dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Este estudo ajudará a revelar se os sons imaginários estão relacionados a qualquer outro distúrbio do sono.

Tratamento

Se você notar sintomas de cabeça explodindo enquanto estiver com privação de sono, tente dormir mais a cada noite. A maioria das pessoas precisa de entre seis e oito horas de sono por noite.

Se o estresse desencadeia sintomas de explosão da cabeça, então você deve considerar alguma forma de relaxamento. Isso ajudará a evitar o estresse e explodir os eventos da cabeça. O alívio do estresse pode incluir caminhadas curtas, leitura antes de dormir, ioga ou qualquer outra coisa que funcione para você. O álcool é uma forma pobre de alívio do estresse e causa distúrbios do sono.

Existem algumas evidências de que o medicamento clomipramina pode ajudar no tratamento dos sintomas da explosão da cabeça. Se você acha que precisa de medicamentos, é melhor consultar um médico.