Despertar Confusional

Visão Geral e Fatos
Despertar confusional é um distúrbio do sono que faz com que você aja de uma maneira muito estranha e confusa quando acorda ou logo após acordar.

Pode parecer que você não sabe onde está ou o que está fazendo. Seu comportamento pode incluir o seguinte:
– Fala lenta
– Pensamento confuso
– Memória fraca
– Respostas diretas a perguntas ou solicitações

Quando ocorre um despertar confusional, você pode parecer estar acordado mesmo que tenha um estado de espírito nebuloso.

Episódios geralmente começam quando alguém tem que te acordar fisicamente. Sonambulismo ou gritaria durante um episódio é comum. Algumas pessoas com despertares confusionais também rangem os dentes. Esses incidentes podem durar alguns minutos até várias horas.

Pessoas com despertares confusionais tendem a não ter memória desses episódios.

Os despertares confusionais são considerados parassonias. Esta classe de distúrbio do sono envolve eventos ou experiências indesejáveis que ocorrem enquanto você adormece, dorme ou acorda.

Os despertares confusionais tendem a ocorrer quando você acorda do sono de ondas lentas. Este estágio do sono é mais comum no primeiro terço da noite. Em alguns casos, esses episódios podem ocorrer no final da noite ou durante um cochilo diurno.

Em alguns casos raros, os adultos podem agir de forma inadequada ou até hostil e agressiva. Esse comportamento pode colocar uma enorme pressão nos relacionamentos. Esses episódios extremos são incomuns para a maioria das pessoas que apresentam despertares confusionais.

Uma variação dos despertares confusionais é chamada de inércia severa do sono matinal. Pode afetar adolescentes e adultos. Às vezes é chamado de “embriaguez do sono”. Os sinais são os mesmos dos despertares confusionais típicos que ocorrem no início da noite. A diferença é que a inércia do sono matinal ocorre de manhã quando você está acordando.

A inércia do sono matinal tende a acontecer todas as manhãs, e pode durar anos. Pessoas com inércia matinal podem perder tempo e ter um desempenho ruim na escola ou no trabalho. Também pode ser uma fonte de conflito em casa. Em casos raros, pode causar ferimentos e acidentes de condução sonolentos.

Episódios de despertar confusional em crianças podem parecer bizarros e assustadores para os pais. A criança pode ter um olhar confuso no rosto e “olhar diretamente” para você. As crianças podem ficar mais agitadas quando você tenta consolá-las. A maioria dos episódios duram de cinco a quinze minutos. Mas eles podem durar até trinta a quarenta minutos em alguns jovens.

No geral, os despertares confusionais são bastante inofensivos em crianças. Os despertares são menos comuns após os cinco anos de idade. As crianças que têm despertares confusionais costumam dormir quando são adolescentes.

Causas e Fatores de Risco
Os despertares confusionais são mais prováveis se você tiver um parente com esse distúrbio do sono.
Outros fatores que podem aumentar o risco de despertar incluem:

o Trabalho de turno rotativo
o Trabalho do turno a noite
o Outros distúrbios do sono (hipersonia, insônia, distúrbios do sono do ritmo circadiano)
o Não dormir o suficiente
o Estresse
o Preocupação
o Transtornos depressivos e bipolares

Causas potenciais para esse transtorno incluem o seguinte:
o Recuperação da privação do sono
o Consumo de álcool
o Apneia obstrutiva do sono (AOS)
o Transtorno periódico dos movimentos dos membros (PLMD)
o Uso de medicação psicotrópica
o Abuso de drogas
o Sendo forçado a acordar

Os despertares confusionais ocorrem na mesma proporção entre homens e mulheres. As taxas são altas entre crianças e adultos com menos de 35 anos. Pode ocorrer em até 17% das crianças. Cerca de três a quatro por cento dos adultos têm despertares confusionais.

Diagnóstico e Tratamento
Auto teste
– Alguém lhe disse que você age de uma maneira que é estranha ou confusa quando eles te acordam?
– Esse comportamento foi descrito como hostil ou agressivo?
– Essas ações foram inapropriadas de alguma forma?
– Esse é um padrão de comportamento que ocorre regularmente?
Se sua resposta para cada uma dessas perguntas for sim, então você pode ter despertares confusionais. Como você pode não ter memória dos eventos, pode ser difícil para você saber por conta própria.

Diagnóstico
Você precisará consultar um médico porque esse distúrbio do sono pode causar problemas graves. O médico vai exigir que você complete um diário do sono por pelo menos duas semanas. Isso dará ao médico pistas sobre o que pode estar causando seus problemas. Você também pode classificar seu sono com a Escala de Sonolência de Epworth. Isso ajudará a mostrar como o seu sono está afetando sua vida diária.

O médico precisará saber seu histórico médico completo. Certifique-se de informá-lo sobre qualquer uso passado ou presente de medicamentos e medicamentos.

Você pode precisar fazer um estudo do sono em laboratório. Esse tipo de estudo do sono mapeia suas ondas cerebrais, batimento cardíaco e respiração enquanto você dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Um estudo em laboratório mostrará se há outros distúrbios, como Apneia do sono ou distúrbios do movimento que estão causando seus problemas de sono. Muitos estudos do sono também gravam seu sono em vídeo para mostrar se você faz algo incomum enquanto dorme.

Tratamento
Quaisquer outros distúrbios do sono que possam ser a causa do comportamento incomum precisam ser tratados primeiro. Pode ajudar se você diminuir o consumo de álcool ou parar de beber completamente. Também é importante que você sempre tenha uma noite inteira de sono.

Alguns relatórios indicam que a medicação ajudou. Antidepressivos e pílulas para dormir estão entre os tipos de medicamentos que foram usados. Fale com o seu médico para aconselhamento sobre esta e qualquer outra forma de tratamento.