Alucinações do Sono

Visão geral e fatos

As alucinações relacionadas ao sono são uma parassonia. Uma parassonia envolve eventos indesejados que acompanham o sono.

As alucinações relacionadas ao sono são eventos imaginários que parecem muito reais. Eles são principalmente visuais. Eles também podem envolver seus sentidos de som, tato, paladar e olfato. Eles podem até envolver uma sensação de movimento.

É fácil confundi-los com um estado de sonhar. Você pode não ter certeza se está acordado ou dormindo.

Eles podem ser semelhantes aos pesadelos. Mas quando você acorda de um pesadelo, você está ciente de que isso ocorreu enquanto você estava dormindo. É claramente reconhecido como um sonho. Não é pensado para ser real.

Eles geralmente ocorrem em um dos dois momentos seguintes:
o Quando você está prestes a adormecer (hipnagógico)
o Quando você está acordando (hipnopômpico).

Se eles ocorrem durante o dia, então eles podem ser sinal de narcolepsia. Pessoas com narcolepsia podem ter episódios diurnos do seguinte: ataques de sono, paralisia do sono, alucinações hipnagógicas.

A alucinação e a paralisia do sono podem ocorrer ao mesmo tempo, mas em noites diferentes. Você também pode ter episódios separados de sono conversando ou sonambulismo.

Você também pode ter alucinações visuais complexas na forma de imagens estacionárias de pessoas ou animais. Estes tendem a ocorrer logo após o despertar de repente. Você não se lembra de estar no meio de um sonho ao acordar. Você claramente sabe que está acordado! No começo você está com medo e acha que as imagens são reais. Você pode pular da cama em terror. Isso pode fazer com que você se machuque.

Essas imagens podem estar distorcidas em forma ou tamanho. Eles podem permanecer presentes por muitos minutos. Eles tendem a desaparecer quando uma luz é acesa. Esses episódios são muito mais raros. Às vezes, eles podem ser causados por uma dor de cabeça, como enxaqueca. Neste caso, a dor de cabeça segue rapidamente as imagens visuais.

Sintomas

Você pode ter alucinações do sono se você:
– Imagina eventos que parecem muito reais antes de adormecer ou logo depois de acordar
– Esses eventos imaginários são principalmente visuais

Também é importante saber se há algo mais que esteja causando esses episódios. Eles podem ser resultado de um dos seguintes:
o Outro distúrbio do sono, como a narcolepsia
o Uma condição médica
o Uso de medicação
o Um distúrbio de saúde mental
o Abuso de substâncias

Fatores de risco

As alucinações relacionadas ao sono parecem ser muito comuns. Eles foram relatados por cerca de um terço de todas as pessoas.

Eles são mais comuns em adolescentes e adultos jovens. Em muitas pessoas, os episódios tendem a diminuir com a idade.

Eles também ocorrem com um pouco mais de frequência nas mulheres do que nos homens.

Eles são muito comuns em pessoas que têm narcolepsia.

Fatores que podem causar eles incluem o seguinte:
• Uso atual de drogas
• Uso passado de álcool
• Ansiedade
• Distúrbios do humor
• Insônia

Eles também podem ser devido a uma crise epiléptica. Neste caso, eles tendem a ser breves fragmentos visuais.

Diagnóstico

Você deve consultar um médico se as alucinações causarem uma grande ansiedade ou interromperem seu sono.

Se você os tiver junto com a sonolência diurna severa, então você pode ter narcolepsia. Neste caso, você deve procurar um médico imediatamente.

O médico precisará saber quando as alucinações começaram. Ele ou ela vai querer saber quantas vezes eles ocorrem e quanto tempo eles duram. O médico precisará saber seu histórico médico, psiquiátrico e de sono completos. O médico vai querer saber se você está com sono incomum ou se tem algum outro problema de sono.

Certifique-se de informá-lo sobre qualquer uso passado ou presente de medicamentos e medicamentos. Informe também o seu médico se alguma vez teve outro distúrbio do sono.

Descubra se você tem algum membro da família com problemas de sono.

Também será útil se você preencher um diário de sono por pelo menos duas semanas. O diário do sono ajudará o médico a ver seus padrões de sono. Esses dados fornecem ao médico pistas sobre o que está causando o problema e como corrigi-lo.

Seu médico pode pedir que você faça um estudo do sono durante a noite se o seu problema estiver prejudicando gravemente seu sono. Este estudo é chamado de polissonografia. Ele mapeia suas ondas cerebrais, batimento cardíaco e respiração enquanto você dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Este estudo ajudará a revelar se as alucinações estão relacionadas a qualquer outro distúrbio do sono.

Se você tende a ficar com muito sono durante o dia, seu médico também pode fazer um estudo diurno. Isso é chamado de teste de latência múltipla do sono. O teste de latência múltipla do sono medirá a rapidez com que você adormece durante o dia. Também mostrará que tipo de sono você tem quando tirar um cochilo. Ajudará a mostrar se suas alucinações são um sinal de narcolepsia.

Tratamento

Alucinações relacionadas ao sono podem ou não necessitar de tratamento.

Eles tendem a diminuir com o tempo.

Eles também podem diminuir conforme você faz o seguinte:
– Durma o suficiente
– Mantenha um horário regular de sono
– Evite álcool e certas drogas e medicamentos Se eles estão causando distúrbios do sono ou ansiedade, então o médico pode prescrever medicamentos para ajudá-lo. Ele também pode alterar qualquer medicação atual que você esteja tomando para depressão ou ansiedade.

Se as alucinações são um sinal de narcolepsia, o médico prescreverá medicamentos para narcolepsia.