INSÔNIA

Visão Geral e Fatos

A insônia é a queixa mais comum de sono. Ocorre quando você tem dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, mesmo que tenha tido a oportunidade de ter uma noite inteira de sono. As causas, sintomas e gravidade da insônia variam de pessoa para pessoa. A insônia pode incluir:

o Dificuldade em adormecer
o Dificuldade em permanecer dormindo durante a noite
o Acordar cedo demais pela manhã

A insônia envolve distúrbios do sono e sintomas diurnos. Os efeitos da insônia podem afetar quase todos os aspectos da sua vida. Estudos mostram que a insônia afeta negativamente o desempenho no trabalho, prejudica a tomada de decisões e pode prejudicar relacionamentos. Na maioria dos casos, as pessoas com insônia relatam pior qualidade de vida geral.

Cerca de 30% a 35% dos adultos se queixam de insônia. Todos têm uma noite ocasional de sono ruim. Em muitos casos, isso é devido a ficar acordado até tarde ou acordar cedo demais. Isso não significa que você tenha insônia, significa que você não dormiu o suficiente.

Até 30% a 35% dos adultos se queixam de insônia. É mais comum em grupos como adultos mais velhos, mulheres, pessoas sob estresse e pessoas com certos problemas médicos e mentais, como depressão.

Existem dois tipos de insônia com base na regularidade e duração dos distúrbios do sono e sintomas diurnos:

Insônia de curto prazo: este tipo de insônia breve dura até três meses. Ocorre em 15 a 20 por cento das pessoas.

Insônia crônica: este tipo de insônia ocorre pelo menos três vezes por semana e dura pelo menos três meses. Cerca de 10% das pessoas têm insônia crônica.

Sintomas e Causas

Os sintomas e as causas da insônia são diferentes para cada paciente. Os sintomas de insônia podem incluir:
– Fadiga
– Problemas com atenção, concentração ou memória (comprometimento cognitivo)
– Mau desempenho na escola ou no trabalho
– Mau Humor ou irritabilidade
– Sonolência diurna
– Impulsividade ou agressão
– Falta de energia ou motivação
– Erros ou acidentes
– Preocupação ou frustração sobre o seu sono

A insônia é mais frequentemente associada a outro problema. A insônia que não é causada ou agravada por outros fatores é rara. Esses fatores podem incluir:
o Estresse. Isso varia de coisas relativamente pequenas, como trabalho ou estresse pessoal, a mudanças mais severas, como morte, divórcio ou perda de emprego.
o Outros distúrbios do sono. Alguns distúrbios do sono podem causar insônia ou piorá-la. Por exemplo, pessoas com síndrome das pernas inquietas podem ter dificuldade em adormecer.
o Condições médicas. Muitas doenças físicas podem causar insônia. Pessoas que sentem dor, desconforto ou mobilidade limitada devido a problemas médicos podem ter dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. A insônia devido a condições médicas é mais comum em adultos mais velhos porque as pessoas tendem a ter problemas de saúde mais crônicos à medida que envelhecem. Condições como a gravidez, particularmente o terceiro trimestre, e a menopausa podem causar problemas de sono. A gravidade e duração da insônia muitas vezes varia com a condição de saúde relacionada.
o Transtornos Mentais, Desordem Mental. A relação entre sono e saúde mental é complexa. A insônia é por vezes causada por um distúrbio de saúde mental. Muitas vezes, um distúrbio de saúde mental será encontrado após uma queixa de insônia. A depressão é uma das doenças mentais mais comuns nos Estados Unidos e uma causa frequente de insônia. Pessoas com depressão muitas vezes têm dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo. Dificuldade em adormecer também é comum em pessoas com transtornos de ansiedade. Outros transtornos de humor, como transtorno bipolar, também podem causar problemas de sono.
o Uso ou abuso de medicamentos ou substâncias. A insônia pode ser um efeito colateral indesejado de muitos medicamentos prescritos ou de venda livre. Os medicamentos para resfriados e alergias comuns contêm pseudoefedrina e podem dificultar o ato de adormecer. Antidepressivos e medicamentos para tratar o TDAH, pressão alta ou doença de Parkinson também podem causar insônia. Beber álcool antes de dormir pode causar despertares frequentes durante a noite. A insônia também pode ocorrer se você de repente parar de usar um remédio para dormir. A cafeína e outros estimulantes podem impedir que você adormeça. Estimulantes também causam despertares frequentes durante a noite. Algumas pessoas são sensíveis a certos alimentos e podem ser alérgicas a elas. Isso pode resultar em insônia e interrupção do sono.
o Fatores ambientais. O ambiente onde você dorme pode causar insônia. Fatores disruptivos, como ruído, luz ou temperaturas extremas, podem interferir no sono. Dormir com um parceiro de cama que ronca também pode causar distúrbios do sono. A exposição prolongada a toxinas e produtos químicos ambientais pode impedir que você adormeça ou permaneça dormindo.
o Hábitos ou estilos de vida. Horários irregulares de sono (ver distúrbio do turno de trabalho) podem causar insônia em trabalhadores que tentam dormir durante o dia.

Diagnóstico e Auto-Testes

Se você acha que pode ter insônia, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
– Demora mais de 30 minutos para adormecer ou acorda durante a noite e tem dificuldade em voltar a dormir ou acorda mais cedo do que o desejado?
– Você tem sintomas diurnos, como fadiga, mau humor, sonolência ou energia reduzida?
– Você se dá tempo suficiente na cama para dormir pelo menos 7 horas por noite?
– Você vai para a cama em um ambiente seguro, escuro e silencioso que deve permitir que você durma bem?
Se você respondeu “sim” a todas essas perguntas, então você pode ter insônia. Se você teve insônia por pelo menos três meses (insônia crônica), considere marcar uma consulta com um médico. Se você teve insônia por menos de três meses, pode ter insônia a curto prazo. Tente seguir uma boa higiene do sono e, se o problema não desaparecer em três meses, fale com um médico.

Um médico pode diagnosticar a insônia e trabalhar com a equipe do sono para tratá-la. O médico pedirá que você mantenha um diário do sono por pelo duas semanas. Ao gravar quando você vai dormir e quando você acorda, junto com quanto tempo você ficou acordado durante a noite, um diário do sono ajudará o seu médico a ver seus hábitos. Isso pode dar pistas aos médicos sobre o que está causando sua insônia e que curso de tratamento tomar.

O médico precisará saber sua história médica e se você está tomando algum medicamento, incluindo medicamentos sem receita médica. Ele também vai querer saber se alguma coisa aconteceu em sua vida, como qualquer evento que esteja causando estresse ou trauma. O médico pode dar-lhe um teste escrito para analisar o seu bem-estar mental e emocional. Você também pode receber um exame de sangue se o médico suspeitar que um problema médico relacionado esteja causando insônia.

Você não precisará de um estudo do sono durante a noite, a menos que o médico suspeite que você tenha apneia do sono ou outro distúrbio do sono.

Tratamento

O tratamento da insônia depende da causa subjacente. Para insônia crônica, seu médico pode recomendar qualquer combinação dos seguintes tratamentos:

o Higiene do Sono. Em muitos casos, praticando uma boa higiene do sono e mudando seus hábitos de sono, você pode melhorar seu sono. A higiene do sono é um conjunto de hábitos e rituais noturnos que você pode fazer todas as noites para melhorar sua forma de dormir.
o Terapia Comportamental Cognitiva para Insônia. Terapia comportamental cognitiva para insônia, ou TCC-I, aborda os pensamentos e comportamentos que o impedem de dormir bem. Também ajuda você a aprender novas estratégias para dormir melhor. A TCC-I pode incluir técnicas para redução do estresse, relaxamento e gerenciamento do horário de sono.
o Medicamentos. Seu médico pode prescrever um medicamento para tratar sua insônia. Pílulas para dormir que são aprovadas para tratar a insônia são chamadas de “hipnóticos”. Você pode construir uma tolerância a esses medicamentos ao longo do tempo. Alguns medicamentos que tratam outros problemas também podem ajudá-lo a dormir. Seu médico pode decidir qual medicamento é melhor para você. Você só deve tomar um medicamento quando supervisionado por um médico.

ADVERTÊNCIA: Comportamentos complexos do sono, como sonambulismo ou sonambulismo, podem ocorrer quando você toma uma pílula para dormir. Leia a bula do medicamento para saber mais sobre esses riscos de segurança.

Quando a insônia é causada por uma condição médica, seu médico pode encaminhá-lo para um especialista que possa tratar a condição subjacente. É provável que o curso da insônia mude à medida que sua condição médica melhora. Seu médico também pode querer mudar os medicamentos que você toma para limitar possíveis efeitos colaterais. Embora a insônia seja comum, ela pode ser tratada de forma eficaz com a ajuda da equipe do sono.