Hábitos de Sono Saudáveis

Seu comportamento durante o dia e, especialmente, antes de dormir, pode ter um grande impacto no seu sono. Eles podem promover um sono saudável ou contribuir para a insônia.

Suas rotinas diárias – o que você come e bebe, os medicamentos que você toma, como você agenda os seus dias e como você decide passar suas noites – podem afetar significativamente sua qualidade de sono. Mesmo alguns ajustes leves podem, em alguns casos, significar a diferença entre o sono sadio e uma noite agitada. Completar um diário de sono de pelo menos duas semanas pode ajudá-lo a entender como suas rotinas afetam seu sono.

O termo “higiene do sono” refere-se a uma série de hábitos de sono saudáveis que podem melhorar sua capacidade de adormecer e permanecer dormindo. Esses hábitos são uma pedra angular da terapia cognitivo-comportamental (TCC), o tratamento mais eficaz a longo prazo para pessoas com insônia crônica. A TCC pode ajudá-lo a abordar os pensamentos e comportamentos que impedem que você durma bem. Também inclui técnicas para redução do estresse, relaxamento e gerenciamento do horário de sono.

Se você tiver dificuldade em dormir ou quiser melhorar seu sono, tente seguir estes hábitos saudáveis de sono. Fale com o seu médico se o seu problema de sono persistir.

Dicas de sono rápido
Siga estas dicas para estabelecer hábitos de sono saudáveis:

– Mantenha um horário de sono consistente. Levante-se à mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana ou durante as férias.
– Defina uma hora de dormir que seja cedo o suficiente para você ter pelo menos 7 horas de sono.
– Não vá para a cama a menos que você esteja com sono.
– Se você não adormecer depois de 20 minutos, saia da cama.
– Estabeleça uma rotina relaxante na hora de dormir.
– Use sua cama apenas para dormir e para atividade sexual.
– Faça o seu quarto tranquilo e relaxante. Mantenha o quarto a uma temperatura confortável e fresca.
– Limite a exposição à luz brilhante à noite.
– Desligue os dispositivos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir.
– Não coma uma refeição grande antes de dormir. Se você estiver com fome à noite, coma um lanche leve e saudável.
– Exercite-se regularmente e mantenha uma dieta saudável.
– Evite consumir cafeína no final da tarde ou à noite.
– Evite consumir álcool antes de dormir.
– Reduza sua ingestão de líquidos antes de dormir.