CPAP (Continuous Positive Airway Pressure – Pressão positiva continua em via aérea)

Visão Geral
A terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) é o tratamento de primeira linha para a apneia obstrutiva do sono. A terapia com CPAP mantém suas vias aéreas abertas durante a noite, fornecendo gentilmente um fluxo constante de ar através de uma máscara que você usa enquanto dorme. Isso elimina as pausas respiratórias causadas pela apneia do sono, de modo que você não vai mais roncar ou fazer ruídos sufocantes durante o sono. Você será capaz de dormir a noite inteira sem que seu corpo desperte por falta de oxigênio. Quando você usa o CPAP todas as noites, você se sentirá mais alerta durante o dia. Seu humor vai melhorar e você terá uma memória melhor. O CPAP previne ou até mesmo reverte graves problemas de saúde relacionados à apneia do sono, como doenças cardíacas e derrames. Seu parceiro pode até dormir melhor porque você vai parar de roncar.
CPAP vem com uma máquina, tubulação flexível e uma máscara. A maioria das máquinas é pequena – mais ou menos do tamanho de uma caixa de lenços – leve e relativamente silenciosa. Você pode manter o aparelho de CPAP em sua mesa de cabeceira ou ao lado de sua cama. A tubulação conecta a máquina de CPAP à sua máscara. A tubulação é longa o suficiente para permitir que você se mova ou vire na sua cama. A máscara de CPAP pode cobrir apenas o nariz ou o nariz e a boca. Outra opção é usar “almofadas nasais”, que se encaixam nas narinas. Não importa que tipo de máscara você use, é importante que ela se encaixe bem e seja confortável. A máscara deve fazer uma vedação para manter suas vias aéreas abertas durante a noite. Uma boa vedação da máscara evitará vazamentos de ar e manterá o nível correto de pressão do ar.
Seu médico determinará a quantidade de pressão de ar necessária para o CPAP tratar sua apneia do sono. O médico pode recomendar um estudo de titulação de CPAP para calibrar a sua configuração de pressão de ar.
A maioria das unidades de CPAP também vem com uma configuração de “rampa” de pressão cronometrada. Isso inicia o fluxo de ar em um nível muito baixo, para que você possa dormir confortavelmente. O aparelho então aumenta lentamente a pressão enquanto você dorme até atingir o nível correto para tratar a Apneia do sono.

CPAP é uma mudança de estilo de vida. Funciona melhor quando usado todas as noites, durante todo o tempo em que você está dormindo. Você também deve usar o CPAP quando estiver cochilando. Apenas uma noite sem o tratamento pode ter um impacto negativo na sua pressão arterial. Quanto mais você usar o CPAP, melhor você se sentirá.

Benefícios

Prevenção de riscos para a saúde

O CPAP pode prevenir ou reverter as graves consequências da apneia obstrutiva do sono. O tratamento pode ajudar a protegê-lo desses sérios riscos à saúde:

Doença cardíaca
Ao tratar sua apneia do sono, você pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A apneia do sono está ligada a uma variedade de problemas cardíacos, porque faz com que você pare de respirar muitas vezes a cada noite. Essas pausas respiratórias causam alterações na pressão arterial e podem reduzir os níveis de oxigênio no sangue. Isso coloca uma enorme pressão no seu coração.

Pessoas com apneia do sono não tratada têm uma taxa mais alta de morte por doença cardíaca do que aquelas sem apneia do sono ou com apneia do sono tratada. O uso da terapia com CPAP durante um longo período de tempo pode protegê-lo de problemas cardíacos e reduzir suas chances de morrer com eles. Esses problemas cardíacos incluem:
o Insuficiência cardíaca congestiva
o Doença arterial coronariana
o Arritmia cardíaca
o Acidente vascular encefálico
Se você tiver apneia do sono, o uso consistente de CPAP pode reduzir o risco de derrame, uma das principais causas de morte e incapacidade a longo prazo. Um acidente vascular cerebral é uma perda súbita da função cerebral. Ocorre quando há um bloqueio ou ruptura em um dos vasos sanguíneos que levam ao cérebro. Pessoas com apneia do sono não tratada são duas a quatro vezes mais propensas a ter um derrame.

Diabetes
O uso de CPAP para tratar a apneia do sono pode melhorar a sensibilidade à insulina. A apneia do sono está relacionada à intolerância à glicose e resistência à insulina, ambos fatores no diabetes tipo 2. Apneia do sono não tratada aumenta o risco de ter diabetes tipo 2.

Acidentes com Veículos Motorizados
CPAP pode ajudá-lo a se tornar um motorista mais seguro, reduzindo a sua sonolência diurna. A apneia do sono não tratada aumenta a probabilidade de você se envolver em um acidente fatal. Muitas pessoas com apneia do sono têm dificuldade em ficar acordadas e concentradas enquanto dirigem.

Benefícios para sua saúde e bem-estar
Usar o CPAP para tratar sua apneia do sono pode melhorar sua vida e melhorar cada dia. Pode ajudar a melhorar:
o Sua prontidão diurna. A sonolência e a fadiga diurna são sintomas comuns da apneia do sono. CPAP pode restaurar o seu padrão de sono normal e aumentar o tempo total de sono, eliminando as pausas respiratórias durante o sono. Isso ajudará você a acordar sentindo-se mais revigorado e aumentar sua energia ao longo do dia.
o Concentração. Apneia do sono não tratada e grave pode danificar o tecido cerebral. Como resultado, você pode ter dificuldade em se concentrar. Você também pode sofrer de perda de memória. Usar o CPAP pode melhorar sua capacidade de pensar, se concentrar e tomar decisões. Isso também pode melhorar sua produtividade e diminuir sua chance de cometer um erro caro no trabalho.
o Estabilidade emocional. Apneia do sono não tratada aumenta o risco de depressão. O CPAP pode ajudar a melhorar seu humor, reduzir o risco de depressão e melhorar sua qualidade de vida geral.
o Ronco. Ao manter suas vias aéreas abertas enquanto você dorme, o CPAP reduz ou elimina o som do seu ronco. Embora você possa não perceber, seu parceiro de cama se beneficiará de um ambiente de sono mais silencioso.
o Gastos médicos. Ao melhorar sua saúde, a terapia com CPAP pode reduzir suas despesas médicas. A Apneia do sono pode levar a mais problemas de saúde e mais visitas aos médicos. O tratamento para sérios riscos à saúde associados à apneia do sono, como doenças cardíacas, derrame e diabetes, pode ser caro. As despesas médicas diminuirão quando você usar o CPAP para tratar a Apneia do sono.

Efeitos Colaterais
A terapia com CPAP tem efeitos colaterais relativamente menores. A maioria desses problemas pode ser corrigida através de ajustes simples:

Marcas de cinta ou feridas na pele
Este efeito colateral é frequentemente devido a um mau ajuste da máscara. Ao reajustar ou mudar o tipo de máscara que você usa, você pode eliminar esses sintomas. Você também deve ajustar as tiras da máscara para ter certeza de que elas não estão muito apertadas. Também pode ser útil comprar capas de cinta de CPAP macias para reduzir o atrito das correias contra a pele.

Nariz seco e dor de garganta
Um umidificador conectado à sua unidade de CPAP reduz o nariz seco e a dor de garganta ao fornecer umidade fria ou aquecida ao ar.

Congestão nasal, coriza e espirros
Usando um spray nasal salino pode aliviar a congestão nasal leve. Em casos graves, seu médico pode prescrever um descongestionante para você.

A maioria dos outros efeitos colaterais é relativamente rara.

Variações
Tipos de terapia com PAP: existem várias formas de terapia de pressão positiva nas vias aéreas (PAP) que não o CPAP. Todas as formas de terapia de PAP mantêm as vias aéreas abertas enquanto você dorme, fornecendo uma corrente de ar através de uma máscara que você usa:

APAP
A terapia de pressão positiva nas vias aéreas (APAP) com autotitulação aumenta ou diminui automaticamente a pressão do ar conforme necessário durante a noite.

BPAP
Dispositivos de pressão positiva binível das vias aéreas (BPAP) possuem dois níveis alternados de pressão. Quando você respira ar, a pressão sobe. A pressão diminui quando você expira. Se você tiver um problema com CPAP ou APAP, seu médico pode recomendar o BPAP. Seu médico também pode recomendar o uso de BPAP se você tiver apneia do sono junto com outro distúrbio respiratório.

Tipos de máscara
Existem três tipos comuns de máscaras CPAP. Não importa que tipo de máscara você use, é importante que ela se encaixe bem e seja confortável.

Máscara nasal
Esta máscara cobre apenas o seu nariz. Esse é o tipo mais comum de máscara de CPAP.

Máscara facial
Esta máscara cobre o nariz e a boca. Este tipo de máscara pode ajudar se você tiver vazamentos de ar ao usar uma máscara nasal.

Almofadas nasais
Esta máscara usa tubos de silicone que se encaixam diretamente no nariz. Isso pode ajudar se você tiver vazamentos de ar ou se não gostar da sensação de uma máscara sobre o nariz e o rosto.

Umidificadores

Umidificadores para CPAP podem ajudar a reduzir os efeitos colaterais do tratamento e tornar mais fácil para você respirar através de sua máscara. Algumas pessoas podem ter irritação nasal ou drenagem pelo uso de CPAP. Um umidificador pode reduzir esses efeitos colaterais fornecendo umidade fria ou aquecida ao ar proveniente da unidade CPAP. Muitas unidades de CPAP vêm com um umidificador conectado à máquina.

Dicas para CPAP

Pode levar algum tempo para você se sentir confortável usando a terapia com CPAP. Siga estas dicas para melhorar sua qualidade de sono com o CPAP:

Comece a usar seu CPAP por curtos períodos de tempo durante o dia enquanto assiste à TV ou lê. Isso ajudará você a se acostumar a usar sua máscara. Vai se sentir mais natural quando você está tentando adormecer.

Faça do CPAP parte da sua rotina de dormir.
Use CPAP todas as noites e para cada soneca. O uso irregular do CPAP diminui a frequência os benefícios para a saúde e dificulta o ajuste do corpo à terapia.

Faça pequenos ajustes para aumentar seu nível de conforto.
Ajuste as tiras da máscara até obter o ajuste certo. Você também pode tentar usar um travesseiro de cama especial que é moldado para uma máscara de CPAP e tubulação.

Certifique-se de que sua máscara tem um bom ajuste. Os problemas mais comuns com o CPAP ocorrem quando a máscara não se ajusta corretamente! Se a máscara for muito grande, as tiras que a seguram em seu rosto precisarão ser bem puxadas. Isso pode irritar a pele ou levar a feridas quando as correias se esfregam no rosto. Você também pode comprar capas de cinta de CPAP macias para reduzir o atrito das correias contra sua pele. Uma máscara muito pequena não irá vedar corretamente e o ar sairá pelas bordas. O ar pode soprar em seus olhos. Se você estiver com algum problema, pode precisar de uma máscara ou arnês (faixas) diferentes.

Se a pressão estiver muito alta quando você estiver tentando adormecer, use o modo “rampa” na sua unidade de CPAP.
O modo de rampa iniciará seu dispositivo em uma configuração de baixa pressão e aumentará gradualmente a pressão ao longo do tempo. Você deve conseguir adormecer antes que a pressão do ar atinja seu nível adequado.

Use um spray nasal salino para aliviar a congestão nasal leve.
Congestão nasal pode ser um problema com o tratamento com CPAP. Um spray nasal ou descongestionante pode ajudar na congestão nasal ou sinusal.

Use um umidificador se tiver boca seca, garganta ou nariz.
Muitos dispositivos CPAP possuem um umidificador aquecido. Isso garante que você está respirando ar quente e úmido através de sua máscara.

Agende um horário regular para limpar seu equipamento.
Limpe sua máscara, tubulação e arnês uma vez por semana. Coloque esse tempo em sua programação para que você não se esqueça de fazer isso.

Se você está tendo problemas para lembrar de usar seu CPAP todas as noites, encontre alguém para ajudá-lo.
Considere aderir a um grupo de apoio ou pedir a alguém em quem você confia que o responsabilize pela utilização do seu CPAP.

Se esses ajustes não funcionarem, fale com a equipe do seu centro de sono.
A equipe do seu centro de sono local está preparada para ajudá-lo a se adaptar à terapia com CPAP. Você pode precisar de um tipo diferente de máscara ou máquina de CPAP, ou pode precisar de um ajuste na sua configuração de pressão de ar. Algumas pessoas também se beneficiam da terapia cognitivo-comportamental (TCC). A TCC pode ajudar você a identificar e superar medos ou preocupações que podem estar impedindo você de ter uma boa noite de sono com o CPAP.

Se você acha que pode ter apneia do sono ou precisa de CPAP, entre em contato com um médico.