Movimento Rítmico do Sono

Visão Geral e Fatos
Distúrbio do movimento rítmico relacionado ao sono (Rhythmic Movement Disorder – RMD) envolve movimentos corporais repetidos.
Eles ocorrem enquanto sonolento ou dormindo. É tipicamente visto em crianças.

Vocalizações rítmicas ou outros sons são feitos às vezes junto com os movimentos do corpo. Esses sons podem ser bem altos.

A seguir estão os três tipos de RMD:
o Corpo balançando – A criança pode balançar o corpo inteiro enquanto está em mãos e joelhos. Também pode ocorrer quando ele balança a parte superior do corpo enquanto está sentado.
o Cabeça batendo – Isso geralmente ocorre com a criança deitada de bruços. Ele levanta a cabeça ou toda a parte superior do corpo. Então ele bate violentamente a cabeça no travesseiro ou colchão. Esta ação é repetida várias vezes. Também pode ocorrer quando a criança está sentada. Ele vai bater a parte de trás da cabeça contra a parede ou cabeceira uma vez após a outra.
Balançando o corpo e batendo a cabeça também pode ser combinada. A criança vai balançar nas mãos e nos joelhos. Ao mesmo tempo, ele vai bater a frente de sua cabeça na parede ou na cabeceira da cama.
o Rolando a cabeça – A cabeça é rolada para frente e para trás. A criança normalmente está deitada de costas.

O bater da cabeça é a forma mais perturbadora do problema. Casos típicos em bebês e crianças pequenas apresentam pouco risco de lesões graves.

Movimentos fortes podem causar ruídos altos quando a criança bate na estrutura da cama. A cama também pode bater contra a parede ou raspar o chão. Os ruídos podem perturbar muito outros membros da família.

É normal que um pai esteja preocupado. Nenhum caso de lesão grave causada por RMD foi encontrado.

É importante que os pais discutam as ações da criança com outros cuidadores, membros da família ou babás. Formas de movimento rítmico menos comuns incluem o seguinte:
– Corpo rolando
– Batendo perna
– Rolando perna

Os episódios geralmente ocorrem quando a criança está quase dormindo. Eles também podem ocorrer a qualquer momento da noite. Às vezes, eles podem até acontecer durante atividades silenciosas quando a criança está acordada. Ele ou ela pode estar ouvindo música ou andando de carro.

A taxa pode variar, mas as ações são rápidas. Um ou dois movimentos tendem a ocorrer a cada um ou dois segundos. Um episódio geralmente dura até 15 minutos. Os movimentos podem parar quando um ruído, movimento ou voz perturbar a criança.

As crianças com idade suficiente para conversar normalmente não lembram o evento pela manhã. Essas ações são comuns em bebês e crianças normais.

Esses movimentos, por si só, não se qualificam como desordem. É apenas um distúrbio se as ações lesionam gravemente a criança ou perturbam muito o seu sono.

Sintomas
Seu filho pode ter RMD se:
– Eles fazem movimentos corporais repetidos, como balançar o corpo, bater a cabeça ou rolar a cabeça
– Esses movimentos corporais tendem a ocorrer quando o seu filho está sonolento ou dormindo
– Essas ações interferem no sono da criança, deixam a criança sonolenta ou mal-humorada durante o dia ou a criança sofre uma lesão que requer tratamento médico

Também é importante saber se há algo mais que esteja causando os problemas de sono do seu filho. Eles podem ser resultado de um dos seguintes procedimentos:
o Outro distúrbio do sono
o Uma condição médica
o Uso de medicação
o Um distúrbio de saúde mental
o Abuso de substâncias

Fatores de risco
É muito comum em bebês e crianças saudáveis.
O balanço do corpo começa com uma idade média de seis meses. Head banging começa com uma idade média de nove meses. Aos nove meses de idade, 59% de todos os bebês relataram ter um dos seguintes movimentos rítmicos:
– Corpo balançando (43%)
– Cabeça batendo (22%)
– Rolamento de cabeça (24%)
Aos 18 meses de idade, a taxa global cai para 33%.
Geralmente desaparece no segundo ou terceiro ano de vida.
Aos cinco anos de idade, a taxa é de apenas 5%.

Parece ocorrer na mesma proporção em meninos e meninas.
Pode ser mais provável que ocorra entre os membros da família.
Um estudo descobriu que crianças com balanço corporal tinham um nível mais alto de ansiedade.

O RMD tem sido raramente relatado em adolescentes e adultos. A condição pode aparecer em uma idade mais avançada devido a uma lesão no sistema nervoso central.

Em crianças mais velhas ou adultos, essas ações podem estar relacionadas a um dos itens a seguir:
o Retardo mental
o Autismo
o Transtorno invasivo do desenvolvimento
Na maioria desses casos, os movimentos não são relacionados ao sono. Eles tendem a ocorrer quando a pessoa está acordada.

Diagnóstico
A maioria das crianças que exibem essas ações não precisa de ajuda.
É uma parte comum da maneira como o processo do sono se desenvolve.
Fale sobre suas preocupações com o médico do seu filho.
Você deve consultar um médico se os movimentos machucarem seu filho ou impedir que ele durma bem.

Primeiro, o médico precisará saber quando os movimentos começaram. Ele também desejará saber o que mais está acontecendo na vida de seu filho. Você deve completar um diário de sono de pelo menos duas semanas para o seu filho. Anote todas as vezes em que as ações ocorrerem. Isso dará ao médico pistas sobre o que pode estar causando os problemas do seu filho.

O médico precisará saber o histórico médico completo do seu filho. Certifique-se de informá-lo sobre qualquer uso de medicação passado ou presente. Informe também o seu médico se o seu filho alguma vez teve outro distúrbio do sono.

Nenhum teste é necessário para detectar o RMD na maioria das crianças. Seu médico pode pedir que seu filho faça um estudo do sono durante a noite se os movimentos forem graves. Este estudo é chamado de polissonografia. Ele mapeia as ondas cerebrais, os batimentos cardíacos e a respiração do seu filho enquanto ele dorme. Também registra como seus braços e pernas se movem. Isso também irá mostrar se existem outros distúrbios, como a Apneia do sono, que estão causando os problemas do sono.

O melhor estudo do sono também registrará o sono do seu filho em vídeo. Isso ajudará a mostrar se o seu filho se move ou faz algo incomum durante a noite.

Tratamento

Medicamentos podem ser prescritos se os movimentos estiverem incomodando a criança, interferindo no sono da criança ou causando ferimentos.

Para um pai, é um dos distúrbios do sono mais perturbadores. Você ouve um som estranho vindo do quarto do seu filho à noite. Então você vai no quarto dele para ver o que está errado.

Você encontra o seu filho batendo a cabeça no travesseiro ou no colchão. Ele repete essa ação repetidamente. Ou ele pode estar sentado, batendo a parte de trás da cabeça contra a parede ou a cabeceira da cama.

A visão bizarra pode enviar um choque de medo através do seu corpo. Mas o que você está vendo é comum e raramente é prejudicial.

Bater a cabeça durante o sono é um exemplo de distúrbio do movimento rítmico relacionado ao sono. O RMD é muito comum em bebês e crianças saudáveis. Pode ocorrer em meninos e meninas.

Outra forma comum de RMD é balançar o corpo. Seu filho pode balançar o corpo inteiro para frente e para trás. Ela pode estar em suas mãos e joelhos ou se sentar.

Cabeça rolando também é comum. Enquanto deitado de costas, seu filho pode rolar a cabeça para frente e para trás.

Formas menos comuns de RMD incluem rolamento corporal, batimento de perna e rolamento de perna. Todas essas ações tendem a ser muito rápidas. Um episódio pode durar até 15 minutos. Durante os movimentos, seu filho pode fazer sons rítmicos de zumbido.

A boa notícia é que o RMD tende a ser inofensivo. Ocorre quando o cérebro e o corpo de uma criança pequena continuam a crescer e se desenvolver.

O RMD geralmente começa quando a criança tem cerca de seis meses a nove meses de idade. Geralmente desaparece no segundo ou terceiro ano de vida.

Como muitas parassonias, o RMD tende a perturbar mais o pai do que a criança. Normalmente a criança não terá memória do evento pela manhã.

Fale com o médico do seu filho se estiver preocupado com o RMD.